APRENDA O 한글

한글, O Alfabeto Coreano 

Mesmo sendo um dos sistemas de escrita mais recentes, o Hangeul é tido como um dos alfabetos mais científicos que existe! Caso ainda não saiba de onde o Hangeul veio e com qual prerrogativa foi criado recomendo que vá e leia esse post rapidinho primeiro (link). Atualmente é composto por 40 letras, nas suas formas simples e compostas. Cada carácter 글자 (KEULJÁ) é escrito de certa forma que remete ao formato da boca e língua, tendo em vista a posição da língua, palato e garganta, portanto é um sistema simples e intuitivo que você conseguirá aprender em menos de uma semana!

Romanização

Se você já teve contato com músicas coreanas ou doramas, provavelmente você já sabe o que é "romanização", é basicamente a forma pela qual os caracteres coreanos são traduzidos para o nosso alfabeto "abc". Tenha em mente que a romanização é uma "tradução" leva em consideração a forma que deve ser escrita para que um falante da língua inglesa possa pronunciar a palavra em questão de um jeito semelhante à pronúncia nativa coreana. Uma sugestão que dou ao que estão começando agora, tendo como língua materna o português, esqueçam a romanização! Ela pode virar uma muleta durante a aprendizagem e somente irá confundir vocês quanto à pronúncia certa. 

Por motivos de acessibilidade, colocarei uma "romanização abrasileirada" em todos os momentos que escrever em coreano, não é a romanização oficial. Por exemplo, o nome 정국 é romanizado como Jeong Kook ou Jeongguk, mas essa romanização não faz sentido para nós, brasileiros quando queremos pronunciar da forma certa - assim, a romanização abrasileirada seria Jóng Guk. Vale destacar que a romanização oficial é importante para escrever substantivos próprios coreanos no nosso alfabeto, nomes de pessoas e cidades. 

Leitura, Escrita e Pronúncia

No começo da minha aprendizagem de coreano eu não dei muita importância para a ordem de escrita dos "tracinhos" e como sofri! A ordem está lá para um motivo e deve ser seguida, torna sua escrita mais lógica e confortável, portanto vou focar bastante nesse aspecto no material que juntei para vocês. Abaixo vocês podem visualizar uma tabela que elaborei com todas as letras, seus respectivos nomes e sons, na maioria das letras tem um link que quando clicado é redirecionado para um GIF que demostra a ordem dos traços na escrita daquela determinada letra. Esse material interativo foi obtido site Han-Type, eles tem muitas coisas sobre fontes em coreano, então é um site muito interessante pra quem quer fazer coisas relacionadas a design gráfico ou caligrafia, assim todos os créditos desses GIFs são dados à Amanda Lui.

GIF Rieul
GIF Yo

Afinal, como juntar as letrinhas e realmente escrever uma palavra?

 

A lógica de escrita do coreano é diferente quando comparada com o nosso alfabeto. O que importa são as sílabas, cada sílaba pode conter de 2 até 5 letras em coreano, ou seja, tendo por exemplo a palavra "celular" consiste das letras C, E, L, U, L, A, R dispostas em uma ordem única da esquerda para direita, verticalmente. A palavra "celular" em coreano também é composta pelos caracteres  ㅎ, ㅠ, ㄷ, ㅐ, ㅍ, ㅗ, ㄴ, porém as letras são organizadas em blocos, cada um correspondendo a uma sílaba logo: 

  1. Primeira Sílaba: ㅎ+ ㅠ = 휴

  2. Segunda Sílaba: ㄷ+ㅐ = 대

  3. Terceira Sílaba: ㅍ+ ㅗ + ㄴ = 폰

Assim temos 휴대폰 (HYUDEPON).

 

Cada sílaba segue a seguinte forma: consoante + vogal + vogal opcional  +  consoante opcional +  consoante opcional

곤   관   읽   끓

​가   고   과   간  

#ParaCegoVer Acima vê-se um exibidor de PDF contendo duas tabelas em uma folha. A primeira tabela corresponde às vogais, a segunda tabela corresponde às consoantes na língua coreana. As vogais possuem três divisões, entre vogais principais, vogais compostas e ditongos, são  6 colunas em que à esquerda são introduzidas as vogais e na coluna imediatamente à direita está presente o som emitido por cada vogal, logo a estrutura da tabela é vogal-som, vogal-som, vogal-som. Na segunda tabela, onde estão as consoantes, vê-se 9 colunas agrupadas em trios que representam respectivamente as consoantes principais, duplas e fortes. Cada trio de colunas representa a consoante, seu nome e o som emitido por ela. À direita do exibidor de PDF vê-se dois GIFs azuis um acima do outro em que representam a ordem de escrita das consoantes (rieurl) e da vogal (yu).

Pratique com o conteúdo disponível online

 

Temos tanto material disponível online que chega a ser difícil filtrar, mas escolhi alguns que considero particularmente melhor para os falantes de língua portuguesa aprenderem o coreano sem precisar de um conhecimento prévio de Inglês. A Prof. Yoona Kim escreveu um livro sobre aprender Hangeul e ainda postou uma sequência muito informativa de vídeos ensinando o coreano "do zero". Por isso selecionei alguns videos e os coloquei na ordem que eu sugiro que assistam, realmente não importa se vai aprender as vogais ou as consoantes primeiro, é apenas uma recomendação.  Vale a pena conferir o canal da Yoona Kim, além desses vídeos ela ensina novas palavras que podem te ajudar a condicionar o cérebro a ler e praticar sua pronúncia em coreano. 

#ParaCegoVer Acima está um esquema que possui 8 exemplos de formas de organizar os caracteres coreanos em sílabas. A primeira linha consiste nas sílabas ​가 Ga (G+A), 고 Go (G+O), 과 Gwa (G+O+A), 간 Gan (G+A+N), 곤 Gon (G+O+N),  관 Gwan (G+O+A+N)  읽 Irlg (EUNG+I+R+G) e  끓 Ggeurl (G+G+EUGH+H).  Na segunda linha do esquema vê-se a explicação da constituição de cada sílaba, a primeira consiste em consoante e vogal dispostas da esquerda para a direita; a segunda sílaba consiste em consoante e vogal dispostas de cima para baixo; a terceira consiste em consoante e vogal dispostas de cima para baixo e uma outra vogal à esquerda; a quarta forma consiste em consoante e vogal dispostas da esquerda para direita e uma consoante abaixo; a quinta forma consiste em consoante, vogal e consoante dispostas de cima para baixo; a sexta forma consiste em consoante e vogal dispostas de cima para baixo, somada a outra vogal à esquerda e com uma consoante abaixo de todas; a sétima forma consiste em uma consoante e uma vogal dispostas da esquerda para direita, com duas outras consoantes abaixo delas também dispostas da esquerda para direita; por último tempos uma consoante e uma vogal dispostas de cima para baixo, abaixo das duas temos duas consoantes dispostas da esquerda para direita.